quarta-feira, 2 de março de 2011

Tropicalia

Movimento cultural brasileiro realizado no final da década de 60, em plena ditadura militar, que sofreu influências externas de movimentos de vanguarda e da "pop art" além de ter tido influências do movimento filosóficos da antropofagia e do existencialismo.

Musicalmente este movimento misturava a musica américo-européia, como o rock, o fox-trot, o jazz, entre outros, com os ritmos nacionais, tais como o samba, o xaxado, o forró, a bossa nova.

No cinema o cineasta Glauber Rocha fez filmes que representaram bem este movimento, tais como "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Terra em Transe".

No teatro tivemos José Celso Martinez Corrêa.

Na Literatura e poesia tínhamos o Jorge Mautner.

Como começou a tropicália?

A tropicália, ou Movimento tropicalista, ou ainda tropicalismo, teve seu começo na verdade com Caetano Veloso, quando num festival de música ele cantou a música "Alegria, Alegria", enquanto que Gilberto Gil com a participação dos Mutantes cantava "Domingo no Parque".
No ano seguinte Tom Zé canta sua composição entitulada "São Paulo" e neste mesmo ano Caetano veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes, Tom Zé, Nara Leão, gravam o Disco conhecido como "Tropicália ou Panes et Circenses", considerado por muitos naquela época como um disco manifesto, do movimento tropiaclista.

Este movimento tinha como rivais mais três movimentos o da "Jovem Guarda", o da "Bossa Nova", "Música de Protesto".

Por hoje é só! logo, logo teremos muito mais!

Nenhum comentário: